segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dinâmica da canoa dos sentimentos

Objetivo: favorecer integração e reflexão sobre os sentimentos e as relações humanas;
Materiais necessários:
Papel A4 ou quadrado 15x15;
Canetinhas coloridas;

Participantes:
20 ou no máximo 25;

confeccionar o origami da canoa http://www.origami-club.com/en/;

solicitar que todos escrevam de um lado da canoa algum sentimento negativo ou alguma característica que o participante considere negativa, exemplo: inveja, egoísmo, mesquinhez, raiva; após alguns minutos solicite que todos escrevam do outro lado da canoa sentimentos ou qualidades positivas como: amor, persistência, compreensão, alegria, etc...
Em seguida, todos devem fazer uma rodinha; o mediador deve cantar alguma música exemplo: A canoa virou , deixaram ela virar....; no decorrer da música todos devem passar a canoa (como na dinâmica do escravo de Jô); quando a música acabar (todos devem estar com uma canoa nas mãos) o mediador solicita que um dos participantes leia em voz alta a característica negativa que está escrita na sua canoa; em seguida o os demais do grupo deverão perceber na canoa que está na sua mão a característica que irá combater o sentimento negativo expresso pelo colega.
A dinâmica continua até todos poderem expressar seus sentimentos.
Essa postagem foi feita com todo carinho para todos que amam a arte do Origami em especial para meu amigo Daniel!Boas dobras! Beijo no coração!



2 comentários: